Qual a importância de uma publicação Científica?

A publicação de um trabalho científico é um meio de disseminar o conhecimento para a sociedade. Ela decorre da investigação científica de diferentes ramos de conhecimento, tendo seus resultados disponíveis para a comunidade por meio da publicação. O Ensino Superior é constituído pelos pilares do ensino, pesquisa e extensão. Tendo como principal objetivo formar profissionais, produzir novos conhecimentos e compartilhar com a sociedade.

O Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA) proporciona para os acadêmicos uma sólida formação, baseada na qualidade do ensino. Com professores humanísticos, os discentes são preparados para práticas científicas profissionais que abrem novas oportunidades de gestão e comunicação, beneficiando a população atendida e contribuindo para o avanço social.

Os professores estimulam os alunos desde os primeiros períodos a realizar a pesquisa científica e a publicação acadêmica. A nossa biblioteca é composta por um acervo diversificado e por profissionais capacitados.

Conforme o Bibliotecário da Faculdade R. Sá, Mateus Oliveira, a escrita e publicação científica promovem o debate acadêmico e a troca de ideias entre pesquisadores. Além disso, a publicação científica é uma forma de validar e compartilhar os resultados de pesquisas, contribuindo para a credibilidade dos pesquisadores e das instituições envolvidas.

Segundo Mateus, a instituição e os responsáveis pela Biblioteca estão sempre à disposição da comunidade acadêmica para ajudar no desenvolvimento da produção científica e sua disseminação, fortalecendo cada vez mais o ensino que a instituição oferece.

Além da Biblioteca presencial, a Faculdade R. Sá dispõe de um acervo on-line, disponível para discentes e docentes.

“A Biblioteca on-line da Faculdade R. Sá é uma ferramenta essencial para toda comunidade acadêmica. Por meio da plataforma Minha Biblioteca, oferecemos acesso a um vasto acervo de livros digitais e outras fontes de informação relevantes. Essa biblioteca virtual facilita o acesso ao conhecimento de forma rápida e eficiente, permitindo que nossos usuários realizem pesquisas e estudos de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, a plataforma é constantemente atualizada, garantindo que os materiais disponíveis estejam sempre alinhados com as mais recentes descobertas e tendências em diversas áreas do conhecimento. Nosso objetivo é proporcionar recursos de alta qualidade para apoiar a excelência acadêmica e a produção científica dentro da nossa instituição”, explicou Mateus Oliveira.

A Faculdade R. Sá possui também parcerias com editoras que ajudam na divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos por professores e alunos. A Editora Expert é uma das editoras que possui publicações dos nossos discentes disponíveis para pesquisa e leitura do público.

Segundo a Sócia e Diretora Editorial da Expert, Luciana Castro, a editora disponibiliza conteúdos de qualidade e gratuitos para facilitar a vida de quem procura por conhecimento.

“Todo mundo já sabe que, hoje, as pessoas querem conteúdo de forma digital. Que, com toda a evolução tecnológica, é impossível o autor publicar o livro somente físico. Por isso, a Expert tem o objetivo de disponibilizar a sua obra para download gratuito, para que o autor tenha um alcance gigantescamente maior. A Expert é uma Editora supermoderna, inovadora e com um formato totalmente diferenciado. Além disso, nossa diagramação e capa são totalmente personalizadas, atendendo em detalhes, o gosto e a personalidade do autor. Possui um conselho editorial de altíssimo nível, com professores renomados das principais universidades do Brasil e tudo isso com um preço incrivelmente acessível”, pontuou.