Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Faculdade R Sá, em parceria com a Biblioteca José Antenor de Castro Neiva Júnior e o Núcleo de Orientação Psicológica (NOP), promove um importante evento online no dia 16 de novembro, às 9h. O Ciclo de Palestras “Consciência e Resistência: Reflexões sobre Direitos Humanos e Saúde Mental da População Negra”, que tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a luta antirracista e a importância da saúde mental da população negra.
A importância de discutir o tema
Para um dos Organizadores do evento, Mateus Oliveira, o Dia da Consciência Negra é um momento para ampliamos as discursões e conhecimento sobre a cultura do povo negro. “A Consciência Negra é um momento fundamental para refletirmos sobre a história e a luta do povo negro no Brasil”, afirma o bibliotecário Mateus Moreira Oliveira. “Ao promover este evento, a Faculdade R Sá reafirma seu compromisso com a diversidade e a inclusão, oferecendo um espaço para que toda a comunidade acadêmica possa se aprofundar em temas tão relevantes como os direitos humanos e a saúde mental.”
Inscrições
As inscrições estão abertas a partir de hoje (06) e seguem até o dia 13 de novembro de forma gratuita, por meio de link do Formulário do Google, através do seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/fRVfnfN3EoyjTZmj8 .
Palestras
O evento contará com uma enriquecedora programação de palestras. A abertura das atividades será realizada pela Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do Estado do Piauí, Maria Assunção Sousa Aguiar, que fará a fala inicial sobre a temática.
Em seguida, a professora Ma. Natasha Karenina palestrará sobre “Direitos Humanos e a Luta Antirracista: A Trajetória de Esperança Garcia”.
E para finalizar temos a palestra “Corpos Negros: Desafios e Cuidados em Saúde Mental”, com Gabriela Marques.