Abertura do 9° Fórum de Jornalismo discute sobre a cobertura jornalística política em tempos de IA

Compartilhe!

Com uma temática inovadora e atual, o Instituto de Educação Superior Raimundo SÁ (IESRSA) realizou a abertura oficial do 9° Fórum de Jornalismo da Faculdade R. Sá. O evento, realizado na noite da última quinta-feira (23), pautou o tema “Jornalismo Político e Eleitoral: Desafios e tendências na era digital”.

A Jornalista Apoliana Oliveira, responsável por ministrar a palestra magna intitulada “A Cobertura Jornalística sobre política: apurações e abordagens em tempos de IA- Inteligência Artificial”, falou sobre sua profissão como comentarista de política no programa Agora Brasil, e também enfatizou como os jornalistas devem usar a IA como ferramenta de auxílio no dia a dia do trabalho.

Segundo Apoliana Oliveira, os profissionais do jornalismo precisam aprender como aplicar a ferramenta de IA no mercado de trabalho.

“Quero agradecer o convite do curso de Jornalismo da Faculdade R. Sá para participar desse momento, um evento que já faz parte do calendário anual de eventos do curso, fiquei muito feliz. É uma temática desafiadora porque ainda estamos aprendendo a lidar com a IAno nosso dia a dia, mas eu trago para os participantes minha experiência de trabalho, em lidar com políticos e tentar conseguir informações exclusivas.Falei também de algumas dificuldades que o Brasil vem enfrentando para a regulamentação da Inteligência Artificial, o debate com as plataformas de redes sociais, que são parte do conjunto da IA e também falei sobre as aplicações dessas ferramentas no dia a dia do nosso trabalho de jornalista”, contou.

Apoliana Oliveira ainda falou como devemos usar a Inteligência Artificial como aliada no trabalho, ao invés de achar que pode ser uma ferramenta que possa substituir o profissional. “A grande sacada é você entender a Inteligência Artificial como uma ferramenta, e não como algo que vai roubar seu espaço de trabalho, a IA está ali para você aprender a usar ela na apuração de informações, durante uma entrevista com algumas sugestões de pergunta, análise de dados e assim você vai aprendendo a utilizar a ferramenta para melhorar seu trabalho”, pontuou.

Nesta sexta-feira (24), a programação do 9° Fórum de Jornalismo tem continuidade, logo mais a partir das 15:00hs teremos as seguintes oficinas.

Oficina: “LIMITES ÉTICOS E LEGAIS DO MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL” – com Prof. Me. Ricardo Araújo.

Oficina: “PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA CAMPANHAS ELEITORAIS” – com Paulo Urso.

Oficina: “Media Training e Marketing Eleitoral – com Rannyelle Andrade.

A programação da noite inicia a partir dás, 18h30 com a Premiação dos Concursos Especiais, e às 19h00, teremos a Mesa Redonda de encerramento – Com o tema AS IMPLICAÇÕES COMUNICACIONAIS E JURÍDICAS NAS COBERTURAS JORNALÍSTICAS SOBRE AS ELEIÇÕES – com os palestrantes Maycon Luz, Raí Júnior e Rannyelle Andrade.

Confira mais imagens!

Acompanhe entrevista na íntegra!

Veja também

BR 316 KM 302, 5 – Altamira
CEP: 64602-000 – Picos – Piauí, BRASIL
Cel TIM: (89) 9 9994-9918​
Whatsapp (89) 9 9405-9609

Pular para o conteúdo