Oficinas, premiação de concursos especiais e mesa redonda marcam noite de encerramento do 9° Fórum de Jornalismo

O segundo dia das atividades do 9° Fórum de Jornalismo iniciou na tarde da última sexta-feira (24), com oficinas. O evento, que acontece anualmente, debateu a seguinte temática esse ano: “Jornalismo Político e Eleitoral: Desafios e tendências na era digital”.

O evento este ano contou com uma novidade, os concursos especiais de Fotografia Ruthy costa, Reportagem Jaqueline Figueredo e Audiovisual Adailson Carvalho.

Confira o resultado!

Audiovisual

1° – lugar Nayara Paiva

2° – lugar Jamile Bezerra

Reportagem

1° lugar – Amilton Macário, Maria Edislene e Jennyfer Nascimento

2° lugar – João Mikael dos Santos

1° lugar – João Mikael dos Santos

2° lugar – Glenda Leal

O Advogado Maycon Luz, um dos palestrantes da noite, falou acerca dos limites da comunicação em tempos eleitorais, abordando o que pode e o que não pode, perante a Lei, durante uma Campanha Eleitoral.

“Os jornalistas possuem o direito de informar de forma livre, o papel que o jornalista desempenha é de estrema importância para a sociedade, mas aí temos os limites, porque são direitos fundamentais informar e ser informado, mas nenhum direito é absoluto, existe limites legais e constitucionais, e os profissionais da comunicação precisam saber disso, justamente porque a comunicação social é muito poderosa, então se essa comunicação for realizada de forma indevida, pode ser causado um estrago muito grande para a  sociedade”, explicou.

O Jornalista Raí Júnior também foi um dos palestrantes da noite e falou acerca da polarização da política e dos meios de comunicação em tempos de eleição.

“Muitas vezes a comunicação realiza essa polarização de duas frentes políticas. Mas o marketing político é muito importante, e os políticos de Picos e região vêm entendendo isso cada vez mais. Os desafios de um período eleitoral para os veículos de comunicação são eles terem a capacidade e habilidade de fornecer espaço igual para os candidatos”, contou.

O Coordenador e professor do curso de Jornalismo da Faculdade R. Sá, Isael Pereira, falou sobre os dois dias de evento e agradeceu o apoio de todos que fizeram o evento acontecer.

“Quero agradecer a Faculdade R. Sá, em nome da vice-diretora Roberta Mara, que apoia essas práticas de extensão, pesquisa e ensino e os demais eventos acadêmicos, aos professores do curso, os nossos alunos que vestiram a camisa durante todo o processo de organização de evento, aos alunos e professores da UESPI, a todos os palestrantes, aos facilitadores das oficinas e os homenageados dos concursos especiais. E dizer para vocês que trilhamos um caminho muito bonito durante esses dois dias de evento, e estamos saindo daqui cheios de informações, e experiências partilhadas que irão contribuir demais para nosso trabalho”, pontuou.

Veja mais fotos!