POLÍTICAS ACADÊMICAS (Avaliação de Desempenho Docente): confira o resultado da avaliação das Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, com o objetivo de avaliar as Políticas Acadêmicas para o ensino pesquisa e extensão, disponibilizou para comunidade acadêmica, a pesquisa de avaliação de desempenho docente, que visa a melhoria na qualidade de serviços educacionais, referente ao período letivo 2024.1.

Nesta avaliação, os discentes avaliaram os docentes em relação aos aspectos didáticos-pedagógicos de cada disciplina.

A pesquisa ficou disponível, no portal do aluno (aluno online), de forma espontânea, no período de 07/05/2024 a 18/05/2024.

Os resultados das pesquisas são incorporados ao Planejamento Institucional e subsidiam ações de melhoria para toda comunidade acadêmica.

O gráfico a seguir, mostra os dados consolidados da avaliação de desempenho docente, referente ao semestre 2024.1

Confira o gráfico

A pesquisa foi disponibilizada para 6.414 avaliadores (discentes), onde obteve-se 5.065 respondentes, representando uma amostra de 78,97%.

A avaliação de desempenho docente demonstra o grau de satisfação em relação a qualidade dos serviços educacionais prestados por esta IES, pelo corpo docente. Nesta avaliação, das políticas para o ensino, pesquisa e extensão, 67% dos discentes avaliaram como “excelente”, 20% avaliaram “bom”, 6% avaliaram “razoável”, apenas 1% avaliaram “ruim” ou “péssimo” e, 5% “não opinaram.

Os discentes avaliaram os docentes em seus cursos e disciplinas, em diversos aspectos didáticos-pedagógico, referente plano de ensino, tecnologia e material didático, domínio de conteúdo, metodologia de avaliação, pontualidade e assiduidade, capacidade de diálogo e estímulo à aprendizagem.

De acordo com o gráfico supracitado, quando questionados quanto às tecnologias utilizadas pelo professor na disciplina e os materiais de apoio às aulas – Tecnologias e Material Didático – no gráfico (86,54%), os discentes consideraram 73,01% “excelente”, 13,53% “bom”, enquanto as demais respostas juntas somaram apenas 13,46%. Neste item percebe-se o reflexo das melhorias implementadas, como materiais e equipamentos disponíveis em salas de aula – computadores e Datashow, além de equipamentos de som (caixas de som e microfone) acessível aos docentes. Nas demais questões, a avaliação dos discentes, também foi positiva, considerando a soma de respostas “excelente” e “bom”, foram obtidos os seguintes resultados, nos itens Pontualidade e Assiduidade (88,03%), apresentação e qualidade do Plano de Ensino (90,71%), Metodologia de Avaliação de aprendizagem (87,63%), Estímulo à Aprendizagem (83,88%), Domínio de Conteúdo (87,20%) e Capacidade de Diálogo (86,05)%.

Em relação ao plano de ensino, onde os alunos avaliam a ementa, os objetivos, conteúdos, sistema de avaliação, metodologia, atividades a serem realizadas e bibliografia, obteve-se o melhor resultado, com mais de 90% dos discentes avaliando-os como “excelente” (81,80%) e bom (8,91%). Esse resultado demonstra a eficiência do processo de planejamento das disciplinas, com planos de ensino e o conteúdo programático das aulas, inseridos no sistema acadêmico antes do início das aulas, em cada semestre.

Assim, observa-se que nos quesitos mais formais como comparecimento às aulas (assiduidade/pontualidade), planejamento das aulas (Plano de Ensino), conhecimento que o professor tem sobre o conteúdo que ensina (Domínio de Conteúdo) e na utilização de (Recursos Tecnológicos e Material Didático), os discentes tem uma percepção muito positiva dos docentes. No entanto, os aspectos didáticos-pedagógico são mais sensíveis quando se observa os itens relacionados à capacidade de diálogo e estímulo à aprendizagem. Nestes itens, há possibilidade de melhoria, ao que os dados indicam, possivelmente, a necessidade de se promover ações de qualificação pedagógica do docente, a fim de melhorar o seu desempenho nesses itens.

A Avaliação de Desempenho Docente, foi realizada nos semestres de 2024.1 junto à comunidade acadêmica onde os alunos avaliaram os docentes referente às políticas acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão. A avaliação ficou disponível no sistema acadêmico no período de 07 a 18 de maio de 2024. O resultado foi muito positivo, tendo em vista que as políticas de ensino, pesquisa e extensão foram avaliadas com aproximadamente 90% das respostas com conceito “excelente” e “bom”. Este resultado reflete as ações implementadas na execução das políticas acadêmicas neste semestre, bem como, o engajamento de toda a comunidade acadêmica para melhorar a qualidade na prestação dos serviços educacionais da Faculdade R.Sá.

Confira os demais resultados!