POLÍTICAS ACADÊMICAS (Avaliação de Desempenho Docente): confira o resultado da avaliação das Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

Compartilhe!

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, com o objetivo de avaliar as Políticas Acadêmicas para o ensino pesquisa e extensão, disponibilizou para comunidade acadêmica, a pesquisa de avaliação de desempenho docente, que visa a melhoria na qualidade de serviços educacionais, referente ao período letivo 2024.1.

Nesta avaliação, os discentes avaliaram os docentes em relação aos aspectos didáticos-pedagógicos de cada disciplina.

A pesquisa ficou disponível, no portal do aluno (aluno online), de forma espontânea, no período de 07/05/2024 a 18/05/2024.

Os resultados das pesquisas são incorporados ao Planejamento Institucional e subsidiam ações de melhoria para toda comunidade acadêmica.

O gráfico a seguir, mostra os dados consolidados da avaliação de desempenho docente, referente ao semestre 2024.1

Confira o gráfico

A pesquisa foi disponibilizada para 6.414 avaliadores (discentes), onde obteve-se 5.065 respondentes, representando uma amostra de 78,97%.

A avaliação de desempenho docente demonstra o grau de satisfação em relação a qualidade dos serviços educacionais prestados por esta IES, pelo corpo docente. Nesta avaliação, das políticas para o ensino, pesquisa e extensão, 67% dos discentes avaliaram como “excelente”, 20% avaliaram “bom”, 6% avaliaram “razoável”, apenas 1% avaliaram “ruim” ou “péssimo” e, 5% “não opinaram.

Os discentes avaliaram os docentes em seus cursos e disciplinas, em diversos aspectos didáticos-pedagógico, referente plano de ensino, tecnologia e material didático, domínio de conteúdo, metodologia de avaliação, pontualidade e assiduidade, capacidade de diálogo e estímulo à aprendizagem.

De acordo com o gráfico supracitado, quando questionados quanto às tecnologias utilizadas pelo professor na disciplina e os materiais de apoio às aulas – Tecnologias e Material Didático – no gráfico (86,54%), os discentes consideraram 73,01% “excelente”, 13,53% “bom”, enquanto as demais respostas juntas somaram apenas 13,46%. Neste item percebe-se o reflexo das melhorias implementadas, como materiais e equipamentos disponíveis em salas de aula – computadores e Datashow, além de equipamentos de som (caixas de som e microfone) acessível aos docentes. Nas demais questões, a avaliação dos discentes, também foi positiva, considerando a soma de respostas “excelente” e “bom”, foram obtidos os seguintes resultados, nos itens Pontualidade e Assiduidade (88,03%), apresentação e qualidade do Plano de Ensino (90,71%), Metodologia de Avaliação de aprendizagem (87,63%), Estímulo à Aprendizagem (83,88%), Domínio de Conteúdo (87,20%) e Capacidade de Diálogo (86,05)%.

Em relação ao plano de ensino, onde os alunos avaliam a ementa, os objetivos, conteúdos, sistema de avaliação, metodologia, atividades a serem realizadas e bibliografia, obteve-se o melhor resultado, com mais de 90% dos discentes avaliando-os como “excelente” (81,80%) e bom (8,91%). Esse resultado demonstra a eficiência do processo de planejamento das disciplinas, com planos de ensino e o conteúdo programático das aulas, inseridos no sistema acadêmico antes do início das aulas, em cada semestre.

Assim, observa-se que nos quesitos mais formais como comparecimento às aulas (assiduidade/pontualidade), planejamento das aulas (Plano de Ensino), conhecimento que o professor tem sobre o conteúdo que ensina (Domínio de Conteúdo) e na utilização de (Recursos Tecnológicos e Material Didático), os discentes tem uma percepção muito positiva dos docentes. No entanto, os aspectos didáticos-pedagógico são mais sensíveis quando se observa os itens relacionados à capacidade de diálogo e estímulo à aprendizagem. Nestes itens, há possibilidade de melhoria, ao que os dados indicam, possivelmente, a necessidade de se promover ações de qualificação pedagógica do docente, a fim de melhorar o seu desempenho nesses itens.

A Avaliação de Desempenho Docente, foi realizada nos semestres de 2024.1 junto à comunidade acadêmica onde os alunos avaliaram os docentes referente às políticas acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão. A avaliação ficou disponível no sistema acadêmico no período de 07 a 18 de maio de 2024. O resultado foi muito positivo, tendo em vista que as políticas de ensino, pesquisa e extensão foram avaliadas com aproximadamente 90% das respostas com conceito “excelente” e “bom”. Este resultado reflete as ações implementadas na execução das políticas acadêmicas neste semestre, bem como, o engajamento de toda a comunidade acadêmica para melhorar a qualidade na prestação dos serviços educacionais da Faculdade R.Sá.

Confira os demais resultados!

Veja também
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

BR 316 KM 302, 5 – Altamira
CEP: 64602-000 – Picos – Piauí, BRASIL
Cel TIM: (89) 9 9994-9918​
Whatsapp (89) 9 9405-9609