Por: Luana Pereira
Acadêmica de Jornalismo
Teve início na tarde dessa terça-feira (19) o segundo dia de evento do 7ª Fórum de Jornalismo da Faculdade R.Sá. O evento que acontece anualmente contou com apresentações de curta metragem produzida pelos alunos da disciplina de tópico de cinema, ministrada pelo professor e jornalista Jailson Dias. O professor desenvolveu temáticas utilizando assuntos debatidos no nosso cotidiano como: Poesia, animais de rua e produções baseadas no cinema Americano.
O jornalista e fotógrafo Fábio Piva, realizou a oficina de fotografia criativa. Fábio Piva é editor chefe da revista Bike e fotógrafo da Red Bull. O fotógrafo explicou a importância de como fotografar bem. Fábio tem 42 anos, mas começou a carreira de fotógrafo aos 22 anos, destacando sua principal forma de fotografar tanto em eventos como paisagens naturais, “ Muitas e muitas vezes eu já vou para o lugar de fazer a foto, se é um ensaio ou um evento eu já sei o que eu quero. ” Hoje e principalmente depois do início da pandemia do coronavírus a fotografia tem sido um dos principais aliados no quesito informação. Piva também fala que precisa haver conexão para envolver a fotografia com seu público. “ Quanto mais você amadurece, mais consegue ver as coisas de forma diferente”, afirmou Fábio Piva.
Ao decorrer da oficina Fábio respondeu e tirou dúvidas dos participantes sobre o melhor equipamento para quem vai fotografar, em resposta ele disse que “não existe isso do melhor equipamento é o quanto você consegue ter, pois o que fai lhe qualificar não é o valor do produto e sim o quanto você gosta e se dedica pelo que faz”, destacou Piva.
O evento também contou com mesa redonda com a temática “Redes Sociais com estratégias de relações Públicas”, ministrada por dois grandes nomes do RP ( Relações Públicas) Amanda Takassiki, pós- graduada em gestão estratégica em relações públicas e produtora de conteúdo criativo para o ambiente digital e Guilherme Alf, também formado em relações públicas pela PUC\RS e com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing.
Os palestrantes da noite reforçaram a importância do profissional de relações públicas que faz a ponte entre empresas, instituições e associações e o indivíduo. Sem eles muitas empresas não conseguiriam ter um norte a seguir, a comunicação tem um papel essencial na gestão de marcas. E é nesse momento que os profissionais RP entram em cena para fazer com que seus diferenciais sejam colocados em prática. No Jornalismo, no entretenimento entre outros meios que são necessários a presença de um RP, no final do ano passado Guilherme e Amanda decidiram criar uma agência chamada “ Todo mundo precisa de um RP.” para ajudar a entender como funciona o trabalho desses profissionais.
Eles ainda contaram como estão enfrentando a dificuldade durante a pandemia, pois os desafios são constantes, principalmente quando se trata de cancelamento, “A gente potencializa a carreira dos artistas, para que haja um crescimento. ” Amanda e Guilherme reforçam a necessidade de ter um trabalho do profissional de Relações Públicas, para dar um norte na direção dos seus clientes, como é citado o exemplo do Guilherme “Comunicação é importante, ela é a base para o crescimento. Hoje um dos maiores desafios além da pandemia, é o impacto econômico”, afirmou.
Hoje acreditamos que quando o cliente precisa de um RP, ele já tem o entendimento e da importância que possui este profissional, que atua na potencialização da sua marca seja ela pessoa instituição, pessoa física, todos precisam de um relações públicas.